terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

RECEITA FEDERAL VAI INVESTIGAR O BANCO HSBC.

Reino Unido investiga HSBC por fraude financeira; No Brasil, Receita Federal analisa irregularidades 

Denúncias do Swissleaks apontam que banco ajudou clientes de mais de 200 países a fugir de impostos em contas

Leia mais: Swissleaks: 

 A autoridade de supervisão do comportamento financeiro (FCA, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (16/02) que está analisando as práticas do HSBC, depois das denúncias de escândalo financeiro.

Wikicommons

Instalação do HSBC na Índia: banco é investigado por fraude financeira

No Brasil, a Receita Federal já investiga brasileiros com indícios de movimentação financeira no Banco HSBC na Suíça. "São 6,6 mil contas bancárias abertas no banco no período de 1988 a 2006, supostamente relacionadas a 4,8 mil cidadãos de nacionalidade brasileira, que totalizariam saldo, em 2006 e 2007, no valor de US$ 7 bilhões", destaca a Receita.

De acordo com informações da Agência Brasil, o Fisco informou ainda que, por meio de sua unidade de inteligência, teve acesso a parte da lista contendo o nome de pessoas que teriam relacionamento financeiro com a instituição. “As análises preliminares de alguns contribuintes já revelam hipóteses de omissão ou incompatibilidade de informações prestadas ao Fisco brasileiro, entre outros casos”, acrescenta.

Aos 74 anos, Tia Cida é personagem central de resgate e renovação do samba na periferia de São Paulo

Chanceler brasileiro vai à Argentina para fortalecer parceria estratégica

Universidades de Brasil, Argentina e Paraguai incorporam língua guarani a currículo

França também estuda medidas

Na França, os juízes encarregados do inquérito relativo à fraude fiscal praticada em grande escala no HSBC Private Bank, baseado em Genebra, na Suíça, terminaram as suas investigações, o que abre agora a possibilidade de abertura de um processo.

Os juízes Guillaume Daieff e Charlotte Bilger terminaram as investigações na última quinta-feira (12), mas o inquérito prossegue analisando outros aspetos, especialmente aqueles ligados ao papel desempenhado pela sede do banco, que fica em Londres.

De acordo com a imprensa europeia, Daieff e Bilger estão convencidos de que o banco “se beneficiou do produto da fraude fiscal”, organizou a ocultação “dos fluxos financeiros” e “lavou fundos de origem ilícita”, conforme especificou uma fonte envolvida no caso.

Em particular, o banco teria utilizado numerosos fundos e empresas fantasmas para ajudar os seus clientes donos de grandes fortunas a esconder os seus ativos.
O banco tem ainda a possibilidade de admitir a culpa. Este cenário passaria por uma dura negociação entre a Justiça e o banco. As acusações que incidem sobre o HSBC implicam multa, que pode chegar à metade do valor dos fundos lavados e ser suficientemente pesada para dispensar a realização de um julgamento.

(*) Com informações da Agência Brasil e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário