segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: UM IMBECIL QUE VOTOU COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSE...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: UM IMBECIL QUE VOTOU COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSE...: UM IMBECIL QUE VOTOU COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NÓS DÁ UMA BOA EXPLICAÇÃO PARA OS AUMENTOS CONCEDIDOS PELA DILMA DE...

UM IMBECIL QUE VOTOU COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF



















UM IMBECIL QUE VOTOU COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NÓS DÁ UMA BOA EXPLICAÇÃO PARA OS AUMENTOS CONCEDIDOS PELA DILMA DEPOIS DE ELEITA.

https://www.facebook.com/video.php?v=442803022538142&fref=nf

SE NÃO DER CERTO O LINK.
COPIE E COLE NO SEU NAVEGADOR.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: DISCURSO DO DITADOR VENEZUELANO NÍCOLAS MADURO SOB...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: DISCURSO DO DITADOR VENEZUELANO NÍCOLAS MADURO SOB...: ASSISTA ESTE VÍDEO E VEJA O QUE NICULAS MADURO FALA: Me lembro do Lula perder duas eleições pelo fato da mídia fazer t...

DISCURSO DO DITADOR VENEZUELANO NÍCOLAS MADURO SOBRE A VITÓRIA DA DITADORA DILMA ROUSSEFF



















ASSISTA ESTE VÍDEO E VEJA O QUE NICULAS MADURO FALA:

Me lembro do Lula perder duas eleições pelo fato da mídia fazer terrorismo dizendo que se ele fosse eleito implantaria o comunismo no Brasil...bom 8 anos depois ele foi eleito, ficou 8 anos no governo elegeu sua sucessora e a reelegeu! Ai eu pergunto que tipo de idiota pode acreditar que depois de tantos anos iriam fazer isso agora? Eita gente burra! Demais demais! KKKKKK

SE NÃO FUNCIONAR O LINK.
COPIE E COLE NO SEU NAVEGADOR.

https://www.youtube.com/watch?v=TbYzNZl2DAc




JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: EX- FUNCIONÁRIO DA FABRICANTE DAS URNAS ELETRÔNICA...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: EX- FUNCIONÁRIO DA FABRICANTE DAS URNAS ELETRÔNICA...: SÓ VÍDEOS. ASSISTA. 1- VÍDEO MOSTRA RELAÇÃO SUSPEITA DE HUGO CHÁVEZ COM DILMA; VEJA. http://www.politicanarede.com/2014/11...

EX- FUNCIONÁRIO DA FABRICANTE DAS URNAS ELETRÔNICA FAZ GRAVES DENUNCIAS - DO BRASIL..











SÓ VÍDEOS. ASSISTA.

1- VÍDEO MOSTRA RELAÇÃO SUSPEITA DE HUGO CHÁVEZ COM DILMA; VEJA.

http://www.politicanarede.com/2014/11/video-mostra-relacao-suspeita-de-hugo.html


Um vídeo que circula no Facebook expõe como o falecido Hugo Chávez, um dos maiores expoentes do bolivarianismo que se espalha pela América Latina, via e se relacionava com a presidente Dilma Rousseff.


Devido à constante aproximação entre os regimes brasileiro e venezuelano, mais de 70 mil brasileiros já assinaram uma petição que solicita que a Casa Branca - isto é, o governo dos Estados Unidos da América - se posicione contra a expansão desta ideologia no Brasil (saiba mais sobre a petição clicando aqui). Veja o vídeo:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EX- FUNCIONÁRIO DA FABRICANTE DAS URNAS ELETRÔNICA FAZ GRAVES DENUNCIAS.

https://www.youtube.com/watch?v=yZ0Z 56CNm8&feature=iv&src_vid=l7JsihOigJI&annotation_id=annotation_1948843205

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um vídeo que circula no Facebook expõe como O EX-FUNCIONÁRIO DA FABRICANTE DE URNAS ELETRÔNICAS FAZ GRAVE DENÚNCIA.

3- EX- FUNCIONÁRIO DA FABRICANTE DAS URNAS ELETRÔNICA FAZ GRAVES DENUNCIAS.

https://www.youtube.com/watch?v=08p54b2x5KI


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ISSO É UM ABUSO A NOSSA INTELIGENCIA, COISA PRATICA DEMAIS PODE IR ATRÁZ QUE ALGUÉM TEM INTERESSE.

OBS.: NE NÃO FUNCIONAR - COPIE E COLE NO SEU NAVEGADOR.

EX- FUNCIONÁRIO DA FABRICANTE DAS URNAS ELETRÔNICA FAZ GRAVES DENUNCIAS.




JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: VALDIRENE APARECIDA REALMENTE APARECEU E EM GRANDE...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: VALDIRENE APARECIDA REALMENTE APARECEU E EM GRANDE...: Os jornalistas, às vezes, chamam a atenção para os nomes estranhos que surgem nos escândalos políticos. Surgiu agora o de Valdirene Apare...

VALDIRENE APARECIDA REALMENTE APARECEU E EM GRANDE ESTILO.

Os jornalistas, às vezes, chamam a atenção para os nomes estranhos que surgem nos escândalos políticos. Surgiu agora o de Valdirene Aparecida, que, apesar de inadimplente, teria recebido um empréstimo do Banco do Brasil, com dinheiro do BNDES. Os nomes parecem estranhos no noticiário, porque são nomes de batismo, de modo geral, como é comum na Bahia, uma fusão dos nomes do pai e da mãe.
Valdirene, por exemplo, muito provavelmente, é filha de Valdir com Irene. Tornou-se Val Marchiori, participou de um reality show, “Mulheres ricas”, e é apresentada como socialite. Vi alguns fragmentos do reality show
Valdirene não parecia apenas uma mulher rica, mas alguém fugindo intensamente dos hábitos da população mais humilde, marcados inclusive no seu nome composto: Valdirene, de Valdir e Irene, e Aparecida, talvez em homenagem à padroeira do Brasil.
Suas matérias de viagem eram custeadas por ela, que viaja em jatinho próprio. Val ofuscou Valdirene e conseguiu um espaço como apresentadora, repórter, blogueira e celebridade. Além disso, tinha grana para produzir as próprias matérias. Dizem os jornais que Valdirene e Aldemir eram amigos, viajavam juntos, e, juntos, decidiram pelo empréstimo no BB, onde Aldemir era presidente.
Ele é um dos executivos ligados ao PT. Chegou ao máximo da carreira ao ser indicado para a presidência de uma Petrobras em transe. E teve esse caso na vida, uma loira como cliente bancária.
A senadora Marta Suplicy já registrou o problema da cor do cabelo no PT, ao afirmar que havia três candidatas mulheres à presidência, Dilma, Marina e ela. Mas observou que não tinha nenhuma chance, pois era a única loira.
No auge da crise internacional, Lula acusou os loiros de olhos azuis de terem arruinado a economia mundial. Se falou isso é porque, em alguma camada de seu inconsciente, acredita na maldade intrínseca dessa gente branca.
Valdirene também é loira. Sua trajetória de fuga da pobreza e a adoção entusiástica de um consumo de luxo aparentemente são sinais de afastamento da galáxia petista. No entanto, no fundo, têm tanto ela como o PT o mesmo deslumbramento com a riqueza.
A passagem de Lula pelo Copacabana Palace, no período eleitoral, mostra que ele tem os mesmos e talvez mais caros hábitos que a própria socialite.
A sensação que tenho é de que Lula gostaria de ter a mesma trajetória de Val Marchiori. Sua fúria contra os ricos e os loiros de olhos azuis esconde um grande desejo de imitá-los.
No Brasil, há quem ganhe Bolsa Família, há quem ganhe bolsa Louis Vuitton do BNDES. A diferença, como tenho acentuado, é o sigilo do BNDES.
Sinceramente, espero que ela não se ofenda, mas a bolsa de Val Marchiori é uma mixaria perto do que os outros ricos empresários estão levando. E revela algo característico da burguesia brasileira, sobretudo aquela que o PT considera a elite do B porque o apoia, incondicionalmente. Eles esbanjam dinheiro.
Val tem dinheiro para viajar no próprio jatinho e financiar suas aventuras jornalísticas. Mas, quando precisa de uma graninha extra, vai ao Banco do Brasil, que, por sua vez, aciona o crédito do BNDES. Os donos da Friboi buscam dinheiro no BNDES e, ao mesmo tempo, destinam R$ 250 milhões à campanha do PT.
A trajetória de Aldemir e Valdirene passaria em branco para mim. Não me importo com a vida dos outros nem me disponho a patrulhar gastos alheios quando não se originam em dinheiro público.
No entanto, há uma trajetória comum dos ricos que orbitam em torno dos governos petistas e bolivarianos. Prosperam num discurso de amor à pobreza, mas, no fundo, querem apenas mais dinheiro.
Valdirene é uma exceção. Nunca a vi elogiar a pobreza, nos poucos minutos em que a ouvi, jamais manifestou amor pelos pobres, algo que é muito comum nos nossos salvadores populistas.
Ao contrário, encarna apenas um espírito elitista, que quer se diferenciar através do consumo de luxo e escolhas sofisticadas.
O PT ama os pobres, tão falsamente como é possível amar os pobres, a Humanidade e outras grandes abstrações.
Mas Valdirene e Lula navegam no mesmo transatlântico de luxo que está se afundando e não nos deixam outra saída, exceto seguir tocando nosso piano, humildemente, enquanto a farsa não se revela em toda a sua amplitude.
O ideal seria tocar a sirene enquanto o drama se precipita sem as máscaras do carnaval. Mas isso é uma tarefa para se pensar na Quarta-feira de Cinzas.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: MARTA SUPLICY CONTRATOU ONG SEM LICITAÇÃO

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: MARTA SUPLICY CONTRATOU ONG SEM LICITAÇÃO: Marta Suplicy é condenada e tem direitos políticos cassados por 3 anos Ministra é acusada de improbidade administrativa frente à Prefei...

MARTA SUPLICY CONTRATOU ONG SEM LICITAÇÃO

Marta Suplicy é condenada e tem direitos políticos cassados por 3 anos

Ministra é acusada de improbidade administrativa frente à Prefeitura de SP.
Segundo denúncia, ela contratou ONG sem licitação; defesa vai recorrer


A ex-prefeita de São Paulo e atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi condenada por improbidade administrativa pela Justiça de São Paulo por atos à frente do Executivo municipal no período de 2001 a 2005. A decisão, publicada no dia 9 de janeiro, é do juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 1ª Vara da Fazenda Pública da capital paulista.
Além da suspensão dos seus direitos políticos por três anos, Marta Suplicy foi condenada ainda a pagar multa no valor de cinco vezes o que ela recebia de remuneração no período em que foi prefeita.
O advogado Pedro Estevam Serrano, que representa Marta na ação, disse ao G1 que respeita a decisão, mas irá recorrer da sentença dentro do prazo legal, que é de até 15 dias após a publicação da decisão. Segundo ele, outro contrato idêntico entre a Prefeitura de São Paulo e a GTPOS durante a gestão da petista na administração municipal teve decisão favorável da Justiça.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Marta Suplicy contratou sem licitação, em 2002, a organização não-governamental GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual) para desenvolver ações sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos e sexualidade para os moradores das subprefeituras de Cidade Ademar e Cidade Tiradentes, ambas na Zona Leste de São Paulo.
A secretária municipal da Educação na gestão de Marta Suplicy, Maria Aparecida Perez, também teve seus direitos políticos cassados por três anos e ainda terá de pagar multa equivalente a cinco vezes o salário dela na época.
A ONG também foi condenada a pagar multa no valor de 10% do contrato original firmado com a administração, de R$ 372.119,19 na época, o qual deve ser atualizado segundo os índices oficiais acrescido de juros moratórios contados da última citação realizada nos autos do processo. E foi proibida de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.
Em sua decisão, o juiz afirma que os documentos apresentados comprovam que a “contratação ilícita levou ao favorecimento da entidade, que, em sua origem, teve relações estreitas com a chefe do Executivo local”. Marta Suplicy foi sócia-fundadora da ONG.
“Nestes termos, verifica-se que o gestor desviou-se de seu dever de imparcialidade, praticando conduta voluntária e consciente, favorável à entidade com que há pouco mantinha estreita relação funcional, não se resguardando quanto à licitude objetiva do processo de escolha do prestador de serviço, para o que era imprescindível, no mínimo, a consulta de preços dirigida a demais agentes aptos à atividade contratada”, completa a decisão judicial, da qual cabe recurso.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: BNDES - A INADIMPLÊNCIA SALTA DE 412 MILHÕES PARA ...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: BNDES - A INADIMPLÊNCIA SALTA DE 412 MILHÕES PARA ...: Josie Jerônimo (josie@istoe.com.br) A caixa-preta do BNDES Relatório obtido por ISTOÉ revela que inadimplência nos financiam...

BNDES - A INADIMPLÊNCIA SALTA DE 412 MILHÕES PARA MAIS DE 4 BILHÕES - DÁ PARA ENTENDER?

abre.jpg
Josie Jerônimo (josie@istoe.com.br)

A caixa-preta do BNDES

Relatório obtido por ISTOÉ revela que inadimplência nos financiamentos do banco saltou de R$ 412,9 milhões para R$ 4 bilhões. Enquanto o TCU pede a abertura dos dados sigilosos da instituição, a oposição trabalha por uma CPI

Na quarta-feira 11, a oposição iniciou a coleta de assinaturas para instalar a CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Congresso. O objetivo é investigar como o banco aplicou R$ 400 bilhões em recursos da União entre 2009 e 2014. Recheia o pedido dos oposicionistas um relatório alarmante. Trata-se do último informe de gestão de riscos da instituição, destinado à análise de investidores e mercado financeiro, ao qual ISTOÉ teve acesso. De acordo com o documento, que mede operações em atraso da carteira de créditos do BNDES, o montante total de parcelas de financiamento inadimplentes saltou de R$ 412,9 milhões em junho de 2014 para R$ 4 bilhões em setembro, crescimento de 976%. No mesmo período, em 2013, a variação de um trimestre para o outro foi de R$ 126,6 milhões para R$ 132,7 milhões.

As empresas são consideradas inadimplentes quando atrasam em 90 dias o pagamento mensal do empréstimo. A dívida, segundo o banco, compromete todo o fluxo da instituição fomentadora. O BNDES diz que utiliza o montante de parcelas pagas pelas empresas financiadas para conceder crédito a novos clientes. Quando as empresas deixam de pagar o boleto mensal, a instituição perde recursos e precisa recorrer à União para manter o ritmo de financiamentos. Diante desse quadro, no início de dezembro, o governo autorizou um socorro de crédito de R$ 30 bilhões ao BNDES. Dois meses depois, o Congresso foi novamente acionado para votar outra medida provisória, desta vez para ampliar em R$ 50 bilhões o limite de incentivos financeiros repassados pela União ao banco.
O BNDES é uma caixa-preta indevassável. A instituição financeira se recusa a divulgar a lista dos devedores sob a alegação de “proteção ao sigilo bancário”. O banco também se nega a informar para quem e em que condições foram concedidos os empréstimos bilionários a juros camaradas nos últimos sete anos. Intriga a oposição o fato de o salto no montante da inadimplência dos financiamentos coincidir com o depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa aos integrantes da Lava Jato. A constatação sugere que as empreiteiras envolvidas no escândalo possam integrar a lista de devedores. O banco rechaça a suspeita. “O atraso observado para prazos menores acontece por motivos diversos, operacionais ou conjunturais da empresa, e não necessariamente por dificuldades financeiras”, informou a assessoria.
01.jpgSUSPEITAS

O aumento no montante da inadimplência dos financiamentos

coincidiu com os depoimentos e prisões da Operação Lava Jato
Hoje, nem mesmo o TCU consegue ter acesso aos dados do banco. A história pode mudar. O ministro Luiz Fux analisa um mandado de segurança impetrado pelo BNDES que impede o TCU de obter as informações sobre os financiamentos. Na última semana, Fux solicitou um parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A decisão do ministro é aguardada com ansiedade. Derrubado o mandado, as informações ganharão a luz do Sol. “O BNDES empresta com taxas de juros de longo prazo, a 5,5%, e o governo toma empréstimos com taxa Selic de 12,5%. Esse crédito barato para as empresas custa R$ 30 bilhões por ano só em diferença de taxa de juros. Sem falar que o BNDES empresta para governos autoritários, ditaduras. É preciso dar transparência ao processo”, cobra o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM).
Outro alvo da oposição é a carteira de aplicações no exterior. Em dezembro, o banco público encerrou concorrência para contratar por US$ 20 milhões uma banca de advogados estrangeiros somente para cuidar de assuntos internacionais, entre eles uma linha de financiamento para a aquisição de aeronaves comerciais que tenham valor igual ou superior a US$ 150 milhões. O programa de inserção internacional de empresas brasileiras teve início em 2003, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Em um primeiro momento, a alegação para financiar projetos em outros países era o fortalecimento do Mercosul. Com o passar do tempo, os empreendimentos se expandiram para países sem ligação com o bloco.
IEpag38e39_BNDES-2.jpg
Fotos:Roberto Castro/Ag. Istoé; Daniel Teixeira/Estadão 

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: GLOBO TRATA COM...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: GLOBO TRATA COM...: JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: GLOBO TRATA COMO HERÓIS OS HOMENS LAVA JATO : Primeiro, foi o jornal O Globo, que conferiu ao juiz Sergio...

ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA COMEÇA EM 2 DE MARÇO

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: GLOBO TRATA COMO HERÓIS OS HOMENS LAVA JATO

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: GLOBO TRATA COMO HERÓIS OS HOMENS LAVA JATO: Primeiro, foi o jornal O Globo, que conferiu ao juiz Sergio Moro o título de "personalidade do ano"; agora, a revista Época...

GLOBO TRATA COMO HERÓIS OS HOMENS LAVA JATO

:



Primeiro, foi o jornal O Globo, que conferiu ao juiz Sergio Moro o título de "personalidade do ano"; agora, a revista Época, que também pertence a João Roberto Marinho, exalta "os homens que estão mudando o Brasil"; são eles o próprio Moro e os procuradores Carlos Fernando e Deltan Dallagnol, que conduzem a Operação Lava Jato; Globo os aplaude pelo combate à corrupção, mas não revela aos leitores que também tem uma agenda própria no setor de petróleo: a abertura do pré-sal a petrolíferas estrangeiras e a também do mercado de engenharia a empreiteiras internacionais; isso, sem falar na possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff

247 - Antes do julgamento da Ação Penal 470, uma capa de Veja ficou famosa. Era a do "menino pobre que mudou o Brasil", numa referência ao juiz Joaquim Barbosa, que conduziu o caso e, depois dele, trocou a toga pela política. Ao que tudo indica, em 2018, Barbosa será candidato a algum cargo eletivo – talvez até à presidência da República.
Agora, a revista Época, das Organizações Globo, repete a estratégia. A capa desta semana trata dos "homens que estão mudando o Brasil". São eles o juiz Sergio Moro e dois procuradores que compõem a força-tarefa da Operação Lava Jato: Carlos Fernando e Deltan Dellagnol.
Moro e Barbosa têm algo em comum. Ambos foram eleitos pelo Globo como a personalidade do ano do prêmio "Faz Diferença" – Barbosa o recebeu dois anos atrás e Moro será premiado em 2015.
As razões para a eleição dos dois juízes, segundo as Organizações Globo, são o combate implacável à corrupção.
A revista Época, no entanto, não revela aos leitores que os irmãos Marinho têm uma agenda própria no setor de petróleo e de engenharia.
Em editoriais publicados no Globo, a família mais rica do Brasil e também a mais próspera do mundo no setor de mídia (graças ao quase monopólio exercido no País), já defendeu a abertura do pré-sal a empresas estrangeiras, como Shell e Exxon, e a quebra de empreiteiras brasileiras, que, segundo O Globo, deveriam ser declaradas inidôneas, para que o mercado passe a ser ocupado por construtoras internacionais.
Além dos interesses econômicos, há também a questão política. "Existe apenas uma coisa pior do que não combater a corrupção. É você fingir que está combatendo-a, como em 1954 e 1964 – com finalidades inconfessáveis", diz o jornalista Paulo Nogueira, editor do Diário do Centro do Mundo, que já foi diretor de revistas da própria Globo.
Segundo Nogueira, os Marinho querem o impeachment do Dilma e a revisão de toda a política de exploração do petróleo e de conteúdo nacional nas encomendas da Petrobras.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: VÍDEO MOSTRA QUE O GRUPO MILITANTE DECAPITOU 21 EG...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: VÍDEO MOSTRA QUE O GRUPO MILITANTE DECAPITOU 21 EG...: O estado Islâmico divulgou um vídeo  neste domingo (15) mostrando que o grupo militante decapitou 21 egípcios cristãos sequestrados n...

VÍDEO MOSTRA QUE O GRUPO MILITANTE DECAPITOU 21 EGÍPCIO CRISTÃOS.


Os 21 egípcios podem ter viajado à Líbia em busca de emprego Foto: AP

O estado Islâmico divulgou um vídeo neste domingo (15) mostrando que o grupo militante decapitou 21 egípcios cristãos sequestrados na Líbia.
VIDEO: - Se não funcionar copie e cole no seu navegador 
http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/ei-divulga-video-mostrando-a-decapitacao-de-21 egipcios,cdc8c658ade8b410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html 
No vídeo, militantes em preto apareciam com os prisioneiros, vestidos com macacões laranja, em uma praia. Forçados a se ajoelharem, depois foram decapitados. O vídeo foi divulgado na conta do Twitter de um site que apoia o Estado Islâmico.
Em uma legenda no vídeo, de 5 minutos, pode-se ler: "O povo da cruz, os seguidores da igreja egípcia hostil."
Segundo o jornal The Telegraph, os 21 homens, todos trabalhadores migrantes vindos de áreas pobres do centro de Egito, foram sequestrados entre o final de dezembro e início de janeiro. Sendo que 14 deles vieram da aldeia Al-Noisso.
Milhares de egípcios têm viajado à vizinha Líbia em busca de empregos, apesar dos alertas do governo para que não se desloquem a um dos países mais perigosos da região.
(Com informações do The Telegraph)

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: DILMA DECRETA A APOSENTADORIA DE JOAQUIM BARBOSA. ...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: DILMA DECRETA A APOSENTADORIA DE JOAQUIM BARBOSA. ...: Foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira o anúncio da aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaqu...

DILMA DECRETA A APOSENTADORIA DE JOAQUIM BARBOSA. - TÃO RÁPIDO PORQUE?

    Foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira o anúncio da aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Aos 59 anos, Barbosa decidiu pedir o afastamento por questões de saúde, já que poderia continuar no tribunal até os 70 anos, idade na qual servidores são aposentados compulsoriamente.
Relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa já havia renunciado à relatoria da ação penal no dia 17 de junho, quando todas as decisões referentes ao caso foram repassadas ao então vice-presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski.
O anúncio de sua aposentadoria ocorreu ainda em maio, quando participou de sua última sessão no STF, onde foi homenageado por seus companheiros."(Barbosa) Veio a ser relator de uma ação penal importantíssima no que o supremo como colegiado acabou por reafirmar que a lei é lei para todos, indistintamente. Acabou por revelar que o processo em si não tem capa, processo tem conteúdo”, disse, na ocasião, o ministro Marco Aurélio Mello.
“Sinto-me deveras honrado de ter feito parte desse colegiado e de ter convivido com diversas composições e, evidentemente com a atual composição do tribunal federal", disse Joaquim Barbosa ao anunciar sua aposentadoria oficialmente.
Primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal Federal (STF), Barbosa anunciou no fim de maio que deixaria o tribunal por “livre arbítrio".  Na saída do tribunal, em conversa com jornalistas, disse apenas que sai de “alma leve” e que espera que o seu sucessor seja um bom “estadista”. Ainda não há previsão de quando a presidente Dilma Rousseff vai escolher o nome que irá ocupar a cadeira deixada por Barbosa.
Polêmicas

Barbosa acumulou embates tanto no plenário do Supremo quanto fora dele. Não foram poucas as sessões em que travou discussões acaloradas, inclusive com ofensas pessoais, com colegas como Gilmar Mendes, a quem acusou de manter “capangas”, Cezar Peluso, que chamou de “tirânico”, além de Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Também criticou abertamente advogados, os quais dizia praticar “conluio" com magistrados. Estes também foram acusados de agir de forma “sorrateira" para atender seus próprios interesses. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou a peticionar contra Barbosa pelo menos uma dezena de vezes por conta de seu comportamento como ministro e, especialmente, à frente do Supremo.
O ministro foi figura central do julgamento do mensalão, o mais rumoroso da história da corte. Apontado relator do processo em 2006, também foi responsável por conduzir o julgamento a partir de 2012, quando assumiu a presidência do STF. Foi nesse período que se tornou conhecido de grande parte da população, que clamava por um veredicto que condenasse os personagens ligados ao esquema de compra de votos no Congresso Nacional.
O julgamento terminou com 24 pessoas condenadas, sendo 19 delas presas, e muitas rusgas internas na Corte. Barbosa e Lewandowski tomaram conta do noticiário com o ministro acusando o colega de fazer “chicanas" para absolver parte dos réus.
Antes da sessão, alguns ministros falaram sobre a atuação de Barbosa. Para Gilmar Mendes, o colega ficará marcado pela atuação no processo do mensalão. "Foi um julgamento muito difícil. Além dos acontecimentos internos, também houve pressão externa, tentativa de que não houvesse julgamento, manobras para que o julgamento não fosse concluído. Ele conduziu esse processo de uma forma decente”, disse Mendes.
O ministro Luís Roberto Barroso também falou sobre a atuação do presidente do Supremo e disse que ele se tornou um "símbolo contra a impunidade”. "O Brasil precisa de símbolos. É impossível resumir as pessoas em uma frase. As pessoas são pacote completo com suas virtudes. Ele conquistou muitas coisas, ter sido o primeiro negro a chegar à presidência da Corte. Você pode concordar mais ou menos, mas certamente é uma pessoa decente”, elogiou Barroso.
Joaquim Barbosa assumiu a presidência do Supremo em novembro de 2012. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, Barbosa afirmava publicamente que estava cansado, mas que não sabia quando iria deixar o tribunal. Não foram poucas as vezes em que exibiu suas caras de dor devido à sacroileíte, uma inflamação na base da coluna, que o fez se licenciar do tribunal por várias vezes nos últimos anos. A doença impedia que o magistrado ficasse sentado durante muitas horas, e era comum observá-lo em pé nos julgamentos.
Alvo de críticas, mas também de admiração, Barbosa era cotado para se candidatar nas eleições deste ano, mas não se desincompatibilizou a tempo de poder concorrer. Ao se aposentar, vai receber o salário integral de R$ 29,4 mil.