Escolas de Samba
História
Carnaval foi comemorado no Brasil e no Rio de Janeiro, durante séculos, mas as escolas de samba eram apenas a primeira inaugurada em Rio Carnaval em 1920.
No final do século 19, imigrantes da Bahia trouxeram consigo a tradição de jogar candomblé e dança uma dança baiana chamado de samba. Nas favelas do centro do Rio, um lugar conhecido como "Pequena África", que estabeleceu um número de casas religiosas dedicados a cerimônias religiosas, onde eles tocaram e dançaram as formas iniciais de samba.
No entanto Africano religiões eram ilegais em um Brasil predominantemente católica. Estas raizes do samba permaneceu invisível para a elite branca por um longo tempo.
Desfilando estrutura as escolas de samba "provém de grupos desfilando durante o Carnaval no século 19. Mesmo neste momento eles já tinham incluído; Comissão da velha guarda, um tema escolhido, carros alegóricos e o casal de bandeira do rolamento, os quais são partes essenciais das escolas de samba de hoje.
O primeiro grupo a chamar-se uma escola de samba era um grupo conhecido como Deixa Falar , que veio do bairro do Estácio, na colina acima Praça Onze, considerada o berço do samba. Eles chamavam a si mesmos escola de samba , porque eles se encontraram na porta ao lado de uma escola infantil local.
Deixa Falar e Mangueira foram ambas fundadas no final da década de 1920, Deixa Falar primeiro, em 1926, e Mangueira, logo depois, em 1928. Deixa Falar foi dissolvida e, posteriormente, inaugurada como Estácio de Sá. Mangueira é a mais antiga escola de samba existentes, no entanto, não foi o primeiro.
Deixa Falar desfilou pela primeira vez na Praça Onze, em 1929. Em 1930 já havia cinco escolas desfilando incluindo Mangueira e Vai Como Pode, mais tarde conhecida como Portela. O desfile das escolas de samba tornou-se um concurso, que ganhou Deixa Falar em 1930 e 1931. Em 1932 havia 19 escolas desfilando. Em 1933 o desfile passou a ser patrocinado pelo maior grupo de mídia brasileiro 'O Globo'. Eles estabeleceram uma lista de quatro critérios de avaliação para os juízes.
Muitas das escolas do Rio de Janeiro samba eram originalmente parte de um clube de futebol na área onde foram fundadas, como a Porto da Pedra.
No últimos anos Rio Branco, a rua principal centro financeiro, tornou-se o principal local para as bandas de carnaval e grupos para desfilar no fim de semana de carnaval. Embora existam desfiles em quase todas as partes da cidade naquela época. A rua fica repleta de grupos de foliões a partir de meio da tarde para a madrugada do dia seguinte (a partir do final da rua Cinelândia).
Você também pode encontrar bandas de rua muitos ao redor Lapa , durante todo o Carnaval.
Motivos de trabalho
De acordo com suas duas funções, as escolas de samba do Rio têm geralmente dois locais físicos.
- as quadras de samba, funcionam como clubes de dança enorme para todos os tipos de pessoas (jovens e idosos) tocando música ao vivo por bandas de samba das escolas de percussão. Você também vai encontrar o centro das escolas principais administrativo e presidente nesses locais
- as unidades de produção são o lugar onde os carros alegóricos e alguns dos trajes são produzidos. Desde 2005, todas as escolas de samba do Rio princípio no Grupo Especial têm suas instalações de produção no mesmo local, chamado de Cidade do Samba. Está aberto a todos os visitantes.
As escolas de samba representam o espírito de comunidade de um bairro, que é geralmente uma determinada favela (favela). Eles trazem um senso de comunidade e de pertença. As escolas têm um impacto enorme em seus bairros. Eles são os melhores entidades organizadas nas favelas, com milhares de pessoas se juntar ensaios, as noites de samba e preparativos do carnaval. Elas são muitas vezes politicamente envolvidos, também. Eles são peças absolutamente essencial da vida do Rio de Janeiro e da cultura.
Todos do Rio realmente suporta as equipas de futebol e as escolas de samba.
Não pense das escolas de samba como faculdades onde eles te ensinar a dançar samba.
Eles não são instituições de ensino como seu nome sugere e não oferecem aulas de samba. No entanto, você pode participar de qualquer de suas noites de samba e aprender a dançar apenas observando os outros. A origem do nome da escola de samba vem do fato de, como sugere a lenda, que os sambistas no início usado para ensaiar em um terreno baldio perto de um dos professores da faculdade. "Nós também ensinar! Aqui os alunos aprendem a respirar e viver o samba!"
Há mais de 70 escolas de samba do Rio de Janeiro e todos eles desfilam durante os 4 dias de Carnaval. Eles escolhem os temas, escrever músicas e letras, fazer fantasias e carros alegóricos e prática durante todo o ano para ter sucesso em seus desfiles. Eles estão sujeitos a uma hierarquia rígida e são organizados em seis ligas competitivas.
Eles são do Grupo Especial, Grupo A, B, C, D e E. Os primeiros três grupos de desfile no Sambódromo . Todas as outras escolas de samba desfilam nas ruas e são livres para assistir e juntar-se dentro.
As maiores, mais espetaculares e levando 12 escolas são do Grupo Especial. Eles criam um concurso com 3.000-5.000 pessoas para competir na passarela do Samba no Sambódromo no Carnaval de domingo e segunda-feira. Ver a sua programação dos Desfiles 2015.
Cada ano uma escola de menor pontuação é rebaixado do Grupo Especial para Grupo da Série A (também chamado de Grupo A).
Grupo A abrange as 10 escolas menos bem sucedido que também desfilam no Sambódromo, no Sábado de Carnaval. Inversamente a melhor escola do ano no Grupo A se junta ao Grupo Especial no ano seguinte.
A pior escola avaliada desfilando no Sambódromo pertencem ao Grupo Base (Grupo B), São menores e menos espetacular, cada escola com aproximadamente 1.500 participantes.
Cada escola de samba tem suas próprias cores distintas (de sua bandeira) e estilo do traje. O esquema de cores é refletida em muitas partes do desfile de uma escola.
As escolas levantar o dinheiro da venda de bilhetes para os seus noites de samba , transmissões de televisão e eventos de dança. Parte do dinheiro dado por membros e patrocínios vem de jogo ilegal.
Eles são uma mistura verdadeira dos grandes negócios e muita diversão.
As escolas de samba oferecem noites de samba em seus salões de samba, eles estão abertos a qualquer um. Indo para um é a melhor maneira de fazer contato com o samba de verdade e aprender.
As noites são totalmente informal e muito bem atendido, um pouco como um clube mega com pessoas de todas as idades, com muita dança e bebedeira.
Uma noite é definitivamente uma experiência a não perder e não será esquecido. Nestas noites de samba, a canção da escola de samba do ano é repetida uma e outra vez, para ser aprendido em preparação para o seu desfile de Carnaval.
Você pode ir para a noite de samba de qualquer escola. Quatro das mais conhecidas: Mangueira, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Vila Isabel, estão localizadas próximo da Zona Sul e da Região Suburbana do Rio, e o preço de um táxi partindo da Zona Sul, é razoável.
Outras Quadras de Samba estão nos subúrbios distantes, mas não são um lugar para vagar sem alguém que sabe seu caminho de volta. Alguns deles estão muito longe, mesmo fora do Rio e pode ser bastante difícil.
Recomendamos ir a Mangueira, que tem o maior quadra, mais seguro e mais famoso, com muitos turistas e muita segurança (mesmo assim você pode ser um pouco intimidado, se não chocado, num primeiro momento).
Uma nota de aviso - as salas de samba estão em áreas muito pobres, muitas vezes na fronteira das favelas por isso não vá flashy, vestido para baixo e não tem nada de muito valioso para você. No entanto vão!
As pessoas costumam chegar muito mais tarde do que o tempo anunciado de partida, geralmente bem depois da meia-noite. Pretende chegar a qualquer momento após 23:30.
Vá de táxi (por razões de segurança). Haverá também uma abundância de táxis fora quando você está finalmente pronto para ir para casa.
Geralmente, há uma taxa de entrada entre R$ 15,00 e R$ 30,00
Viva o Carnaval e
Apaixone-se por toda vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário