quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cerca de 1,8 mil integrantes do MST invadem fazenda em Tapes

Resultado de imagem para MST INVASÕESCerca de 1,8 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram uma fazenda no interior do município de Tapes, no sul do Estado, na madrugada desta quinta-feira. Com 7 mil hectares, o local é destinado ao cultivo de eucaliptos.

O grupo chegou à fazenda Guerra, localizada na Localidade Camélia, no interior do município, por volta das 5h. Cerca de mil pessoas desembarcaram de ônibus e carros para ingressar no local, vindos dos 14 acampamentos mantidos pelo MST no Estado. 


Conforme a Brigada Militar, apenas o caseiro da fazenda estava no local no momento da invasão. Ele relatou ter ouvidos tiros e correu, pensando que era um assalto, segundo a polícia. No decorrer da manhã, mais 800 integrantes do MST foram à fazenda.

O grupo reivindica a destinação da terra à reforma agrária, de acordo com Ildo Lemes da Silva Pereira, um dos coordenadores do movimento no Estado.

— Queremos desapropriar a terra onde são plantados eucaliptos para produzirmos alimentos saudáveis — informou.


Sobre o relato do caseiro, que informou ter ouvido tiros no início da invasão, Pereira relata que o grupo soltou foguetes quando chegou ao local. A BM monitora o local com rondas feitas com uma viatura.
Até às 11h, o proprietário da fazenda não havia registrado ocorrência sobre a invasão na delegacia do município. Segundo a BM, ele mora no centro da cidade.

O ato faz parte do Abril Vermelho, ação nacional pró-reforma agrária realizada há anos pelo grupo. Em 2015, o MST planeja realizar 30 ocupações pelo país este mês. 

O Abril Vermelho é como ficou conhecido o massacre de 19 agricultores por policiais militares, em abril de 1996, durante confronto em Eldorado dos Carajás, no Pará. Todo o ano, o MST realiza atos para lembrar o massacre, em que reivindica áreas para reforma agrária ou melhorias nos assentamentos. 


O início do Abril Vermelho nos últimos anos no RS:

— 2014: O MST montou cinco novos acampamentos no Rio Grande do Sul, em Cruz Alta, Capão do Leão, Passo Fundo, Pelotas e Catuípe, que somaram 900 famílias. O movimento também ocupou superintendências regionais da Caixa Econômica Federa em quatro cidades: Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas e Três Passos.

— 2013: Manifestantes ligados aos MST e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam a frente do prédio do Ministério da Fazenda, emPorto Alegre.

— 2012: A fazenda do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) em Sarandi foi ocupada por cerca de 300 manifestantes ligados ao MST. 

— 2011: Cerca de 400 integrantes do MST acamparam em um ginásio de Novo Barreiro, no norte do Estado.

— 2010: A fazenda Bela Vista, em Sananduva, no norte do Estado, foi invadida por cerca de 170 famílias do MST.

* Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário