terça-feira, 10 de março de 2015

EX-GERENTE PEDRO BARUSCO FALA NA CPI DA PETROBRAS NA CÂMARA


Ex-gerente Pedro Barusco fala à CPI da Petrobras na Câmara Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados


Operação Lava-Jato

Um dos principais delatores prestou depoimento à comissão criada para investigar os desvios na estatal.

A defesa do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco solicitou à Câmara dos Deputados que seu depoimento à CPI da Petrobras, nesta terça-feira, seja a portas fechadas. As consultorias da Casa e da própria CPI ainda avaliam a solicitação de sessão secreta feita pela advogada Beatriz Catta Preta.
A advogada apresentou ofício à secretaria da CPI fazendo a solicitação. Ela fundamenta o pedido no artigo 5º da Lei 12.850/2013, a Lei das Organizações Criminosas. De acordo com esse parágrafo, quem participa da chamada "colaboração premiada" tem direito a "não ter sua identidade revelada pelos meios de comunicação, nem ser fotografado ou filmado, sem sua prévia autorização por escrito".

O presidente da Comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), terá uma reunião com a secretaria da CPI no início da noite desta segunda-feira. Se a argumentação jurídica da advogada for acatada, a solicitação de sessão secreta será votada no plenário da CPI.
Como Barusco não está preso, não será necessário que venha escoltado à Câmara. Para não ser preso, o ex-gerente-executivo da Diretoria de Serviços da Petrobras fechou acordo de delação premiada em que se comprometeu a devolver cerca de US$ 100 milhões. Em depoimento, ele disse ter começado a receber propinas em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Como não conseguiram ampliar o prazo de investigação da CPI, petistas apostam no depoimento de Barusco para ligar os tucanos ao esquema de corrupção da Petrobras. Por outro lado, a oposição não se opõe a ouvir o ex-gerente da estatal porque afirma que Barusco deixou claro que os acordos eram feitos entre ele e o representante de uma empresa, sem participação do governo.
*Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário