Funcionaria da seguinte forma:
1º) Todo cidadão poderá a qualquer momento propor idéias a serem votadas livremente pelos demais cidadãos na web; As propostas mais votadas em um determinado período (a ser definido pelo povo) deverão ser encaminhas ao congresso nacional para EXECUÇÃO.
2º) O congresso nacional (câmara e senado) deixam de ter poder para aprovar ou vetar qualquer tipo de proposta feita pela sociedade, ao invés disso, a atual classe política do país passa a se restringir em apenas executar as propostas apresentadas pela população.
Nós cidadãos, ao invés de apenas assistir aos mandos e desmandos praticados pela atual classe política deste país, tomaos as rédeas deste país e passsamos a participar ativamente das decisões políticas do país, pois TODAS as decisões políticas passariam ter que passar por uma votação publica (para aprovação ou reprovação) disponível para todos os cidadãos brasileiro, aonde ao invés de os políticos decidirem as questões públicas que deverão ser executadas dia a dia, nós cidadão passemos a ter o poder de votar a favor o contra cada decisão política no dia a dia.
3º) Para cada questão a ser votada, TODO cidadão terá direito a um voto com peso inicial igual à 1 ponto. Este voto poderá ser a favor ou contra a proposta;
Para cada ano completo de estudo em qualquer instituição de ensino reconhecida pelo MEC, o peso do seu voto será acredido de + 1 ponto para cada ano de estudo. Assim aqueles que não tenham nenhum nível de instrução, teriam direito a um voto com peso 1, enquanto que um estudadente que acabou de concluir o ensino fundamental (8ª série = 9° ano) teria um voto com peso igual a 10 ( ou seja 1 ponto que é o valor inicial de todo cidadão + 9 pontos referente aos 9 anos de estudos completos).
4º) O voto deverá ser facultativo
5º) Cada questão deverá ficar disponível para votação pública por um período mínimo; Período este a ser definido pelo povo.
6º) Ao término do período de votação da proposta, deverão ser computados o total de pontos a favor ou contra a mesma e caso ela seja aprovada, a mesma deverá ser encaminhada ao poder público (prefeitura, governo do estado, senado, câmara e etc) para mera execução.
Não caberá ao estado vetar um proposta aprovada pelo povo, ou aprovar uma proposta regeitada pelo povo.
Vamos exigir uma reforma política descente. Que dê ao povo este mecanismo de participação ativa!
Os políticos devem deixar se serem tratados como reis e passarem a exercer seu verdadeiro papel que ao meu ver seria servir aos interesses do povo.
Nesta proposta o político deixaria de ser o todo poderoso que é hoje e passaria a ser um mero funcionário do povo!
Neste modelo político que estamos propondo, o povo poderia decidir democraticamente por exemplo:
* Se aprova ou não aumentos de salário para cada cargo político
* Se demite ou não políticos que não estiverem realizando um trabalho sério e honesto.
* Quanto da receita pública deverá ser destinada a quais áreas.
* e etc.
Esta idéia pode (e deve) ser melhorada (contamos com sugestões). A idéia de dar ao voto um peso, associado ao nível de escolaridade do cidadão é incentivar o povo a se tornar cada vez mais instruído, esclarecido e menos sussetível à manipulação eleitoreira.
Em nossa visão dar ao voto um peso associado ao nível de escolaridade, serviria como fator de equilíbrio na tomada das decisões que iriam definir os rumos do país pois imaginamos que uma pessoa que não tenha nenhum nível de instrução, não teria as mesmas condições que um outro cidadão, com mestrado ou doutorado, para avaliar com a mesma claresa uma gama muito vasta de assuntos da administração pública.
Por exemplo, um cidadão com doutorado em economia fatalmente teria condições muito mais concretas para avaliar e decidir se deve ou não aprovar o orçamento da união do que um cidadão que se quer sabe ler e escrever.
Em contra partida como atualmente a população brasileira atualmente ainda conta com uma parcela alta de pessoas com baixa escolaridade, imaginamos está idéia de atribuição de peso ao voto, beneficiaria de forma muito saudável as votações tornando-as muito bem equilibradas.
Porque se por um lado uma minoria da população tem um nível de instrução maior e portanto teriam direito a um voto com um peso maior, por outro lado o número de cidadãos com baixo nível de escolaridade é muito maior fazendo com que estes últimos, unidos possam vir a somar uma quantidade de votos cuja soma dos pesos seja maior ou iguál ao daqueles com maior escolaridade.
Eu sou de família pobre, estudei a minha vida toda em escola pública, trabalhei desde os 14 anos, fiz curso técnico, cursei universidade pública e estou fazendo pós graduação.
Então acredito que por mais difícil que seja a situação de cada um, quando se tem vontade de estudar você consegue.
A idéia é além de mudar a forma de se fazer política neste país, também tirar o poder das mãos dessa corja "políticos" de safados que pesteiam a câmara, o senado, as prefeituras e etc, além de propor um novo sistema político muito mais participativo, que incentive a sociedade a se tornar intelectualmente mais desenvolvida.
Os acomodados realmente poderão não gostar de ter que estudar para ter um voto com peso cada vez maior (proporcional ao seu nível de escolaridade). Mas a grande maioria da população eu acredito que vai se interessar por esta idéia.
Hoje em dia a maior parte da população não se interessa por política porque esse sistema que está aí, não é participativo. Ele é ILUSÓRIO pois esse papinho de descidir o futo do país a cada 4 anos é coisa da idade média. O mundo evoluiu, agora precisamos que a política também evolua.
Hoje temos condições plenas de reformular nosso sistema político para permitir a população um sistema que nos permita participar ativamente de TODAS as decisões políticas do país, dia a dia.
Não cabe mais este sistema medieval de eleições a cada 4 anos em que o povo é facilmente enganado/comprado e que depois é justificado para, no dia seguinte após às eleições, cria um sistema político autoritário que aumenta o gasto público, aumenta impostos, corta verbas de setores importantes como a educação, costura acordos entre governo e oposição para jogar a sugeira para debaixo do tapete e entrega a conta da roubalheira para nós trabalhadores pagarmos.
Chega, vamos para as ruas (dia 15 está prevista uma manifestação) aqueles que gostarem desta idéia por favor ajudem a divulgar para que o povo reflita sobre a política e ajude a sacudir o país para exigir uma profunda reforma política para o Brasil.
Por fim, agradeço qualquer questionamento, sugestão de idéias novas ou alteração destas que estão apresentadas.
Lembrando que quem tiver sugestão pode postar aí que debatemos e vamos dando forma à uma nova proposta de reforma política para exigir daquele bando de pilatras (com raras exceções) que compões a câmara e o senado.
Bem essa seria a base de uma política mais participativa e transparente que evitaria os excessos de poder exercido pela maioria dos nossos atuais políticos corruptos.
O governo já está correndo contra o tempo pra dizer que irá fazer reforma política, mas não se deixe enganar, eles querem fazer uma "reforma" superficial. "Pra inglês ver".
Nenhum comentário:
Postar um comentário