segunda-feira, 30 de março de 2015

A PALAVRA DO PAPA FRANCISCO SOBRE DOMINGO DE RAMOS.


Resultado de imagem para papa franciscoPapa: a humildade é o caminho de Jesus, não há outro

Papa: a humildade é o caminho de Jesus, não há outro
Crédito da foto - Ansa

Basílica de São Pedro, Domingo de Ramos: o obelisco no centro da praça, o Papa Francis abençoa as palmas das mãos e símbolo de oliva de festa e celebra missa na praça da Paixão do Senhor. Angelus recorda as vítimas do acidente de avião nos Alpes franceses e os jovens da diocese de Roma, que comemora hoje o Dia Mundial da Juventude XXX.
"Desejo-lhe uma Semana Santa na contemplação do mistério de Jesus Cristo." Papa Francis cumprimenta com uma chamada ao recolhimento da multidão que enchia a praça e, de fato, a breve homilia aos fiéis na abertura da Semana Santa soa como um manual para a contemplação e uma leitura trilha da vida cristã.


O ponto de partida é o hino da Carta aos Filipenses: Cristo "humilhou" (2.8). Humilhação de Jesus nós sabemos o estilo de humildade cristã, o Papa adverte Francis, é "um estilo que nunca deixará de nos surpreender e nos colocou em crise:. Um Deus humilde que nunca pode se acostumar"
Humilhação e humildade são a via em que se move a seguir a Cristo, um gera o outro e "não há humildade, sem humilhação." Para o Papa a caminho da humildade também é o caminho de Deus, que o cristão deve ir para ser santo: "This Week, Semana Santa, o que nos leva à Páscoa, nós estamos indo por este caminho de humilhação de Jesus. E só assim - Marcas - será "santo" para nós! ".


Humilhar - Contando a história da salvação - que é Deus quem "humilha a andar com o seu povo, a suportar as suas infidelidades," ouve murmurações e reclamações, mesmo quando livre da escravidão. E a humilhação de Deus atinge o pico na Paixão do Filho, desprezado por seu povo, foi vendido por trinta moedas de prata, crucificado como um criminoso.
Contemplando a Paixão "vai ouvir o desprezo dos líderes do seu povo e suas decepções para fazê-la cair. Testemunhe a traição de Judas, um dos doze, que será vendido por trinta moedas de prata. Vamos ver o Senhor presos e levados como um criminoso; abandonado pelos discípulos; arrastado perante o Sinédrio, condenado à morte, espancado e insultado. Ouvi que Pedro, o "rock" dos discípulos, o negará três vezes. Ouça os gritos da multidão, incitados pelos líderes, pedindo livre Barrabás, e este crucificado. Vamos vê-lo ridicularizado pelos soldados, coberta com um manto de púrpura, coroado de espinhos. E, em seguida, ao longo da Via Dolorosa, e sob a cruz, vamos ouvir os insultos do povo e líderes, que zombam dele ser rei e Filho de Deus ".

Se o cenário de humilhação é desanimador, no entanto, este "é o caminho de Deus, o caminho da humildade. É o caminho de Jesus, não há nenhuma. E não há humildade, sem humilhação. " É por este caminho que o Filho assume a forma de servo, esvazia-se para servir. "Este - conclui Bergoglio papa - é a maior humilhação."
Depois, há um caminho contrário ao que viajou e indicado por Cristo, e mundanismo, "o outro lado", que fornece a vaidade, orgulho e sucesso. "O mal também propôs a Jesus, durante os quarenta dias no deserto. Mas Jesus rejeitou-a sem hesitação. E com ele também nós podemos superar essa tentação, não apenas em ocasiões especiais, mas, nas circunstâncias ordinárias da vida ".


Aqui o pensamento do Papa vai para os exemplos de abnegação escondido nas dobras do jornal, que precisa apenas de familiares e doentes e deficientes. Lembre-se da humilhação dos cristãos discriminados por fidelidade ao Evangelho, "os mártires de hoje": "não negam Jesus e suportar com dignidade insultos e ultrajes. Siga-o em seu caminho. Podemos falar de uma "nuvem de testemunhas" (cf. Hb 12.1). " Ele exorta: "Deixem-nos muito por esta estrada, com muito amor para ele, nosso Senhor e Salvador. Será que o amor para nos guiar e nos dar força. E onde ele está, nós também nós (cf. Jo 12,26). "
Mesmo a Virgem Maria, o Papa Francis Angelus recorda, "estava presente quando Jesus entrou em Jerusalém, aclamado pela multidão, mas o seu coração, como a do Filho, estava pronto para o sacrifício. Aprendemos com ela, Virgem fiel, a seguir o Senhor, mesmo quando o seu caminho leva à cruz ". Intercessão da Virgem Papa Francis confiou as vítimas do acidente de avião última terça-feira ", entre os quais havia também um grupo de estudantes alemães."

Nenhum comentário:

Postar um comentário